A parábola do joio do campo.
Por "Carlos Aurélio Grangeiro de Sousa"
Propôs-lhe outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é
semelhante ao homem que semeia boa semente no seu
campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e
semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a
erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os
servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe:
Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por
que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem
fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que
vamos arrancá-lo? Porém ele disse: Não, para que, ao
colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da
ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o
em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no
meu celeiro. (Mt 13.24-30)
Uma parábola, geralmente é uma história curta e, às vezes, comparação, baseada em
fatos reais com o fim de ensinar lições de sabedoria, de moral ou de religião (Dicionário da
Bíblia Almeida, Bíblia do Obreiro). Em seus sermões, Jesus, muitas vezes usou as
parábolas, num total de 44 nos Evangelhos, para clarear seus ensinamentos sobre o Reino
dos Céus, ou Reino de Deus; dentre elas, encontramos as seguintes: A parábola da Semente
(Mc 4.26-29), A parábola do Grão de Mostarda (Mc 4.30-34), A parábola do Tesouro
Escondido (Mt 13.44), A parábola da Pérola (Mt 14.45,46), A parábola da Rede (Mt 13.47-
50), A parábola do Semeador (Lc 8.9-15), dentre elas encontramos a parábola do Joio do
campo (Mt 13.24-30).
Muitas das parábolas de Jesus não foram compreendidas pelos discípulos (Jo 10.6),
mas, algumas, Ele dava a explicação, que é o caso dessa que iremos estudar. Quando Jesus
chegou em casa, os seus discípulos pediram-lhe que lhes explicasse a parábola do joio do
campo (Mt 13.36). E Jesus atendendo ao pedido, começou a explicar, declarando quem
eram os personagens. 1) Quem é o que semeia a boa semente, é o Filho do Homem; 2) O
campo é o Mundo; 3) A boa semente são os filhos do Reino; 4) O joio são os filhos do
Maligno; 5) O inimigo que semeou é o diabo; 6) A ceifa é o fim do mundo; 7) Os ceifeiros
são os anjos.
Para compreendermos com clareza a explicação de Jesus, necessitamos analisar
separadamente cada personagem (parte) dessa parábola:
I. O que semeia a boa semente é o Filho do Homem
Nos Evangelhos, especialmente no segundo São Lucas, o termo Filho do Homem se
refere à pessoa de Jesus. Portanto nessa parábola é o próprio Senhor que semeia a boa
semente. Na parábola do Semeador, a semente é a Palavra de Deus e a terra são os
corações dos ouvintes, mas, o que lança a semente é o Senhor. No Evangelho de Marcos
Jesus aparece pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo ao povo da Galiléia que o
tempo estava cumprido, e o Reino de Deus estava próximo e, por causa disso deveriam se
arrepender e crer no evangelho (Mc 1.14,15). Segundo os estudiosos da Palavra de Deus, o
Evangelho segundo São Marcos, cronologicamente, foi o primeiro, dos quatro, a ser escrito
(Mc 1.1).
Jesus foi o primeiro pregador da mensagem da Salvação ao homem perdido. Em
uma visita à cidade de Nazaré, cidade onde fora criado, foi à sinagoga como de costume, e
lá foi lhe concedida a oportunidade de lê o profeta Isaías e a passagem que leu foi a
seguinte:
O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu
para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os
quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos
cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os
oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor (Lc
4.14-19).
Após a leitura, afirmou que naquele momento aquela profecia se cumprira na vida
dEle. No texto da profecia encontramos três palavras referentes ao ministério da pregação:
EVANGELIZAR, APREGOAR, ANUNCIAR.
II. O campo é o mundo
Quando a Bíblia fala de mundo não está se referindo, especialmente nesse texto, do
planeta Terra, mas sim, do sistema em que vivemos, ou em outra análise, refere-se a
humanidade. Temos um exemplo claro no Evangelho de João, onde encontramos: Porque
Deus amou o mundo te tal maneira que deu Seu Filho Unigênito para que todo aquele que
nele Creia não pereça mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). O Evangelho proclamado por
Jesus, o semeador, é a boa nova de salvação à humanidade perdida. Porque o Filho do
Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19.10). Ainda sobre o mundo, Jesus
nos afirma que aqueles que o aceitaram não são mais do mundo, como do mundo Ele não é
(Jo 17.14).
Se o campo, onde a semente de trigo, e posteriormente a de joio, foi semeada é o
mundo, isso mostra claramente que o joio foi semeado não dentro da igreja, mas no
mundo, da mesma forma que os filhos do Reino foram semeados também no mundo, para
serem representantes do próprio Deus no mundo. Começamos a entender melhor o
significado da parábola. Entendemos que a igreja é o trigo plantado entre o joio – no
mundo. Lembre-se do que Jesus falou: Não peço que os tire do mundo, mas que os livres
do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou (Jo 17.15,16).
Surge então, a pergunta, e aqueles que se dizem cristãos (crentes) e se comportam
como ímpios promovendo escândalos na igreja, o que a Bíblia fala sobre eles?
Encontramos várias referências sobre tais pessoas, basta lembrarmos-nos das orientações
de Jesus, quando disse que era necessário que viessem os escândalos, E disse aos
discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!
(Lc 17.1). O apóstolo Paulo também orienta aos cristãos com as seguintes palavras: Rogo-
vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que
aprendestes; desviai-vos deles (Rm 16.17).
III – A boa semente são os filhos do Reino.
Na parábola, a semente semeada no campo, que é o mundo, são os filhos do Reino,
mas quem são os filhos do Reino? Esses são todos aqueles que já receberam a Jesus como
Senhor e Salvador pessoal. Os seguidores de Cristo se tornam filhos de Deus ao receberem
Jesus em seus corações (Jo 1.12), a partir desse momento é que são feitos filhos de Deus,
como diz a Palavra de Deus. A Bíblia ainda diz que os filhos do Reino são o SAL da Terra e
a LUZ do mundo, ou seja, são elementos importantes para a sociedade caída por causa do
pecado. O sal é usado para dar gosto aos alimentos, nesse sentido, o cristão tem o dever de
tornar a vida mais agradável à sua volta, e isso acontece quando ele tem uma vida pautada
pelos ensinamentos de Jesus. Da mesma forma é a luz que ilumina e mostra o caminho. A
humanidade está mergulhada em densas trevas espirituais e necessita de luz para acertar o
caminho que conduz à presença de Deus.
IV – O joio são os filhos do maligno.
Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos
de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se
firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando
ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é
mentiroso, e pai da mentira. (Jo 8.44).
O que podemos dizer da afirmação acima? Nada podemos acrescentar nem diminuir
do que está escrito, e muito menos questionar quem proferiu tais palavras. Pois foi o
próprio Senhor Jesus Cristo que a pronunciou.
Mas é lógico pensarmos que os que não são filhos de Deus, com certeza têm outro
pai, essa verdade está explicita na Palavra de Deus. O homem natural é criatura de Deus e
só recebe o direito de se tornar filho a partir do momento que se arrepende de seus
pecados e se converte aceitando a pessoa de Jesus como seu Senhor e Salvador, confira o
texto abaixo:
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas,
a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem
feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os
quais não nasceram do sangue, nem da vontade da
carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo 1.12-
13)
Não podemos aceitar os maus comportamentos e pecados de certos cristãos no seio
da Igreja. Mas como orienta a própria Bíblia, devemos nos afastar dos tais e discipliná-los
para o bem da própria pessoa que cometeu o erro e também para que o rebanho não seja
contaminado. Vejamos o que disse o maior doutrinador da igreja: Estais inchados e nem
ao menos vos entristecestes, por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação
(1Co 5.2).
V - O inimigo, que semeou, é o diabo
O inimigo de Deus e dos homens é o responsável pela semeadura do mau nos
corações dos homens.
A partir do momento que o inimigo foi expulso do Céu ele passou a perseguir e
atrapalhar a obra de Deus. Iniciou no Jardim do Éden quando enganou o casal Adão e Eva
e os fez perder a comunhão com Deus; por causa da desobediência do homem o pecado
passou a reinar em toda a raça humana: Portanto, como por um homem entrou o pecado no
mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos
pecaram. Romanos 5:12 . A conseqüência do pecado de Adão e Eva se estendeu a todos os
homens e a maior prova que estamos debaixo do pecado é o fato de que todos nós somos
mortais.
VI – A ceifa é o fim do mundo e os ceifeiros são os anjos.
Em primeira análise chegamos até pensar que, nessa parábola, a separação do joio e
do trigo se daria no arrebatamento da igreja porque, segundo a interpretação de muitos,
Jesus falou que o joio estar semeado no meio da igreja. Já ouvimos inúmeras pessoas
lamentarem por nada poderem fazer com relação àqueles que têm um mau
comportamento no seio da igreja. Mas ao estudarmos o texto da parábola, concluímos que
o joio, que são os filhos do maligno, foram semeados no mundo e, o trigo que são os filhos
do Reino foram plantados também no mundo, com uma diferença, não pertencem ao
mundo, na verdade, os Filhos do Reino formam a Igreja, isto é, tirados para fora do mundo
de pecados. Porque Jesus já os libertou das mãos do inimigo.
A separação do trigo e do joio se dará no Juízo Final quando serão separados os
bodes das ovelhas segundo está escrito no Evangelho segundo escreveu São Mateus:
E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os
santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua
glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e
apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes
as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes
à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua
direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o
reino que vos está preparado desde a fundação do
mundo; Então dirá também aos que estiverem à sua
esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo
eterno, preparado para o diabo e seus anjos; E irão estes
para o tormento eterno, mas os justos para a vida
eterna. (Mt 25. 31-34, 41, 46).
Procuremos com diligência entrar para o grupo das ovelhas; Jesus tem
compromisso com suas ovelhas, porque ELE deu sua vida por elas e ainda falou que
ninguém toma de suas mãos as que comprou com seu sangue. Eu sou o bom Pastor; o bom
Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu
conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de
perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. (Jo 10. 11,15,28)
Comentários
Postar um comentário