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A parábola do joio do campo.


 A parábola do joio do campo.

Por "Carlos Aurélio Grangeiro de Sousa" 

Propôs-lhe outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é
semelhante ao homem que semeia boa semente no seu
campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e
semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a
erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os
servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe:
Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por
que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem
fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que
vamos arrancá-lo? Porém ele disse: Não, para que, ao
colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da
ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o
em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no
meu celeiro. (Mt 13.24-30) 

Uma parábola, geralmente é uma história curta e, às vezes, comparação, baseada em

fatos reais com o fim de ensinar lições de sabedoria, de moral ou de religião (Dicionário da

Bíblia Almeida, Bíblia do Obreiro). Em seus sermões, Jesus, muitas vezes usou as

parábolas, num total de 44 nos Evangelhos, para clarear seus ensinamentos sobre o Reino

dos Céus, ou Reino de Deus; dentre elas, encontramos as seguintes: A parábola da Semente

(Mc 4.26-29), A parábola do Grão de Mostarda (Mc 4.30-34), A parábola do Tesouro

Escondido (Mt 13.44), A parábola da Pérola (Mt 14.45,46), A parábola da Rede (Mt 13.47-

50), A parábola do Semeador (Lc 8.9-15), dentre elas encontramos a parábola do Joio do

campo (Mt 13.24-30).

Muitas das parábolas de Jesus não foram compreendidas pelos discípulos (Jo 10.6),

mas, algumas, Ele dava a explicação, que é o caso dessa que iremos estudar. Quando Jesus

chegou em casa, os seus discípulos pediram-lhe que lhes explicasse a parábola do joio do

campo (Mt 13.36). E Jesus atendendo ao pedido, começou a explicar, declarando quem

eram os personagens. 1) Quem é o que semeia a boa semente, é o Filho do Homem; 2) O

campo é o Mundo; 3) A boa semente são os filhos do Reino; 4) O joio são os filhos do

Maligno; 5) O inimigo que semeou é o diabo; 6) A ceifa é o fim do mundo; 7) Os ceifeiros

são os anjos.


Para compreendermos com clareza a explicação de Jesus, necessitamos analisar

separadamente cada personagem (parte) dessa parábola:

I. O que semeia a boa semente é o Filho do Homem

Nos Evangelhos, especialmente no segundo São Lucas, o termo Filho do Homem se

refere à pessoa de Jesus. Portanto nessa parábola é o próprio Senhor que semeia a boa

semente. Na parábola do Semeador, a semente é a Palavra de Deus e a terra são os

corações dos ouvintes, mas, o que lança a semente é o Senhor. No Evangelho de Marcos

Jesus aparece pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo ao povo da Galiléia que o

tempo estava cumprido, e o Reino de Deus estava próximo e, por causa disso deveriam se

arrepender e crer no evangelho (Mc 1.14,15). Segundo os estudiosos da Palavra de Deus, o

Evangelho segundo São Marcos, cronologicamente, foi o primeiro, dos quatro, a ser escrito

(Mc 1.1).

Jesus foi o primeiro pregador da mensagem da Salvação ao homem perdido. Em

uma visita à cidade de Nazaré, cidade onde fora criado, foi à sinagoga como de costume, e

lá foi lhe concedida a oportunidade de lê o profeta Isaías e a passagem que leu foi a

seguinte:

O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu
para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os
quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos
cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os
oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor (Lc
4.14-19).

Após a leitura, afirmou que naquele momento aquela profecia se cumprira na vida

dEle. No texto da profecia encontramos três palavras referentes ao ministério da pregação:

EVANGELIZAR, APREGOAR, ANUNCIAR.

II. O campo é o mundo

Quando a Bíblia fala de mundo não está se referindo, especialmente nesse texto, do

planeta Terra, mas sim, do sistema em que vivemos, ou em outra análise, refere-se a

humanidade. Temos um exemplo claro no Evangelho de João, onde encontramos: Porque

Deus amou o mundo te tal maneira que deu Seu Filho Unigênito para que todo aquele que

nele Creia não pereça mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). O Evangelho proclamado por

Jesus, o semeador, é a boa nova de salvação à humanidade perdida. Porque o Filho do

Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19.10). Ainda sobre o mundo, Jesus

nos afirma que aqueles que o aceitaram não são mais do mundo, como do mundo Ele não é

(Jo 17.14).

Se o campo, onde a semente de trigo, e posteriormente a de joio, foi semeada é o

mundo, isso mostra claramente que o joio foi semeado não dentro da igreja, mas no

mundo, da mesma forma que os filhos do Reino foram semeados também no mundo, para

serem representantes do próprio Deus no mundo. Começamos a entender melhor o

significado da parábola. Entendemos que a igreja é o trigo plantado entre o joio – no

mundo. Lembre-se do que Jesus falou: Não peço que os tire do mundo, mas que os livres

do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou (Jo 17.15,16).

Surge então, a pergunta, e aqueles que se dizem cristãos (crentes) e se comportam

como ímpios promovendo escândalos na igreja, o que a Bíblia fala sobre eles?

Encontramos várias referências sobre tais pessoas, basta lembrarmos-nos das orientações

de Jesus, quando disse que era necessário que viessem os escândalos, E disse aos

discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!

(Lc 17.1). O apóstolo Paulo também orienta aos cristãos com as seguintes palavras: Rogo-

vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que

aprendestes; desviai-vos deles (Rm 16.17).


III – A boa semente são os filhos do Reino.

Na parábola, a semente semeada no campo, que é o mundo, são os filhos do Reino,

mas quem são os filhos do Reino? Esses são todos aqueles que já receberam a Jesus como

Senhor e Salvador pessoal. Os seguidores de Cristo se tornam filhos de Deus ao receberem

Jesus em seus corações (Jo 1.12), a partir desse momento é que são feitos filhos de Deus,

como diz a Palavra de Deus. A Bíblia ainda diz que os filhos do Reino são o SAL da Terra e

a LUZ do mundo, ou seja, são elementos importantes para a sociedade caída por causa do

pecado. O sal é usado para dar gosto aos alimentos, nesse sentido, o cristão tem o dever de

tornar a vida mais agradável à sua volta, e isso acontece quando ele tem uma vida pautada

pelos ensinamentos de Jesus. Da mesma forma é a luz que ilumina e mostra o caminho. A

humanidade está mergulhada em densas trevas espirituais e necessita de luz para acertar o

caminho que conduz à presença de Deus.

IV – O joio são os filhos do maligno.

Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos

de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se

firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando

ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é

mentiroso, e pai da mentira. (Jo 8.44).

O que podemos dizer da afirmação acima? Nada podemos acrescentar nem diminuir

do que está escrito, e muito menos questionar quem proferiu tais palavras. Pois foi o

próprio Senhor Jesus Cristo que a pronunciou.

Mas é lógico pensarmos que os que não são filhos de Deus, com certeza têm outro

pai, essa verdade está explicita na Palavra de Deus. O homem natural é criatura de Deus e

só recebe o direito de se tornar filho a partir do momento que se arrepende de seus

pecados e se converte aceitando a pessoa de Jesus como seu Senhor e Salvador, confira o

texto abaixo:


Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas,

a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem

feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os

quais não nasceram do sangue, nem da vontade da

carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo 1.12-

13)

Não podemos aceitar os maus comportamentos e pecados de certos cristãos no seio

da Igreja. Mas como orienta a própria Bíblia, devemos nos afastar dos tais e discipliná-los

para o bem da própria pessoa que cometeu o erro e também para que o rebanho não seja

contaminado. Vejamos o que disse o maior doutrinador da igreja: Estais inchados e nem

ao menos vos entristecestes, por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação

(1Co 5.2).

V - O inimigo, que semeou, é o diabo

O inimigo de Deus e dos homens é o responsável pela semeadura do mau nos

corações dos homens.

A partir do momento que o inimigo foi expulso do Céu ele passou a perseguir e

atrapalhar a obra de Deus. Iniciou no Jardim do Éden quando enganou o casal Adão e Eva

e os fez perder a comunhão com Deus; por causa da desobediência do homem o pecado

passou a reinar em toda a raça humana: Portanto, como por um homem entrou o pecado no

mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos

pecaram. Romanos 5:12 . A conseqüência do pecado de Adão e Eva se estendeu a todos os

homens e a maior prova que estamos debaixo do pecado é o fato de que todos nós somos

mortais.

VI – A ceifa é o fim do mundo e os ceifeiros são os anjos.

Em primeira análise chegamos até pensar que, nessa parábola, a separação do joio e

do trigo se daria no arrebatamento da igreja porque, segundo a interpretação de muitos,

Jesus falou que o joio estar semeado no meio da igreja. Já ouvimos inúmeras pessoas

lamentarem por nada poderem fazer com relação àqueles que têm um mau

comportamento no seio da igreja. Mas ao estudarmos o texto da parábola, concluímos que

o joio, que são os filhos do maligno, foram semeados no mundo e, o trigo que são os filhos

do Reino foram plantados também no mundo, com uma diferença, não pertencem ao

mundo, na verdade, os Filhos do Reino formam a Igreja, isto é, tirados para fora do mundo

de pecados. Porque Jesus já os libertou das mãos do inimigo.

A separação do trigo e do joio se dará no Juízo Final quando serão separados os

bodes das ovelhas segundo está escrito no Evangelho segundo escreveu São Mateus:

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os

santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua

glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e

apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes

as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes

à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua

direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o

reino que vos está preparado desde a fundação do

mundo; Então dirá também aos que estiverem à sua

esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo

eterno, preparado para o diabo e seus anjos; E irão estes

para o tormento eterno, mas os justos para a vida

eterna. (Mt 25. 31-34, 41, 46).

Procuremos com diligência entrar para o grupo das ovelhas; Jesus tem

compromisso com suas ovelhas, porque ELE deu sua vida por elas e ainda falou que

ninguém toma de suas mãos as que comprou com seu sangue. Eu sou o bom Pastor; o bom

Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu

conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de

perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. (Jo 10. 11,15,28)


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