Pular para o conteúdo principal

Aprendendo com a ira de Deus

 Aprendendo com a ira de Deus

A ira divina nos mostra como devemos ver o pecado e nos faz entender melhor a profundidade do que Cristo fez por nós na cruz

É interessante como pouco ou quase nada tem sido dito em nossos dias sobre a ira de Deus. Essa é, sem dúvida, uma das razões pelas quais a qualidade da vida espiritual de boa parte dos cristãos em nossos dias é baixa.

Perceba: eu disse “uma das razões”, e não “a razão”. Isso porque, como já escrevi em meu livro Como vencer a frustração espiritual (CPAD), o problema do evangelicalismo hodierno é muito mais amplo. O que precisamos não é de uma onda de pregações especificamente sobre a ira de Deus ou de uma onda de mensagens sobre um outro atributo divino olvidado para que, finalmente, muitos cristãos sejam despertados e comece um avivamento. Precisamos de toda a Palavra, de “todo o conselho de Deus” (At 20.27), e não apenas de uma faceta da verdade. Agora, pregar todo o conselho de Deus inclui, obviamente, pregar integralmente sobre Deus (lembre-se que o mesmo Jonathan Edwards que pregou o célebre sermão Pecadores nas mãos de um Deus irado também ministrou várias vezes sobre a graça divina e muitos outros temas durante o Grande Despertamento norte-americano no século 18).

“Mas já não há muita prédica sobre Deus em nossos dias?” Sim, há, mas o problema é que a maioria esmagadora desses sermões gravita em torno do que Ele faz e pode fazer, e não em torno do que Ele é. Por isso, não é à toa que vemos tantos crentes reivindicando a ação divina a todo instante, porque tudo o que sabem sobre o Senhor diz respeito exclusivamente às Suas ações. Sua relação com Ele baseia-se mais no Seu poder, no que é capaz de fazer, do que na Sua pessoa e no Seu caráter. Quando perguntamos a esses crentes “Quem é Deus?”, a situação se complica. A maioria das definições tem um conteúdo vago e contraditório, e isso é extremamente preocupante.

É preocupante porque é impossível o crente ter um relacionamento perfeito com o Criador, e conseqüentemente ter uma vida espiritual sadia, sem conhecer a natureza e o caráter divinos. Já dizia A. W. Tozer: “Se pudéssemos extrair de qualquer pessoa uma resposta completa à pergunta ‘O que lhe vem à mente quando você pensa em Deus?’, poderíamos predizer com certeza o futuro espiritual dessa pessoa”. Sem um conhecimento básico sobre o que a Bíblia ensina sobre Deus, qualquer crente pode se encontrar, de repente, adorando uma caricatura de Deus pensando que está adorando o verdadeiro Deus.

Quem não conhece plenamente quem é Deus está mais suscetível para embarcar em alguma falsa representação teológica dEle e, assim, se machucar espiritualmente. Por outro lado, quem conhece a Deus pode relacionar-se com Ele de forma correta e crescer espiritualmente. A Palavra de Deus afirma: “...mas o povo que conhece o seu Deus se tornará forte e ativo” (Dn 11.32).

O tipo de vida espiritual que muitos cristãos vivem hoje é, na maioria dos casos, justamente fruto de sua visão equivocada sobre quem é Deus. Há muitas caricaturas de Deus sendo propaladas por aí, todas bastante populares, e que têm levado inúmeros cristãos à frustração espiritual e/ou a bizarrias.
Por tudo isso, senti-me impelido a escrever este artigo sobre um dos atributos de Deus pouco abordados: a ira. E por que justamente a ira? Por dois motivos.

Primeiro, porque é extremamente impopular em nossos dias falar sobre esse atributo divino. Há até quem ache que não há valor nenhum em aprender sobe a ira de Deus. “Como aprender sobre a ira divina poderá
 afetar positivamente a minha vida espiritual?”

Para muitos cristãos, o amor divino é mais didático do que a ira divina, quando, na verdade, tanto um como o outro devem ser considerados, se queremos crescer espiritualmente. Não é à toa que o apóstolo Paulo assevera que devemos considerar tanto a bondade quanto a severidade de Deus, e nunca uma mais do que a outra (Rm 11.22).

E em segundo lugar, resolvi escrever sobre a ira divina porque a Bíblia a enfatiza. Se você analisar nas concordâncias bíblicas qual é o atributo de Deus mais mencionado nas Sagradas Escrituras, descobrirá que há mais referências à ira divina na Bíblia do que ao Seu amor e à Sua bondade. Isso significa que a ira de Deus é um tema importante para as Escrituras e, conclui-se, deve ser também para nós, cristãos.
Dito isso, quais são, então, as lições que aprendemos quando meditamos sobre a ira divina?

1) Concientizamo-nos mais ainda sobre a aversão que devemos ter em relação ao pecado –Estamos vivendo em uma época onde o pecado chega a ser celebrado como algo que “em certa dose é bom e saudável” (vide novelas, filmes e livros que falam sobre “a alegria” e “o prazer saudável” do pecado) ou onde, na melhor das hipóteses, ele é apresentado (às vezes sutilmente) como um detalhe de nossas vidas facilmente desculpável e com o qual não devemos nos preocupar tanto. Porém, quando meditamos na ira de Deus conforme apresentada na Bíblia, logo ficamos impressionados com o ódio que Deus tem do pecado. Portanto, meditar sobre a ira de Deus nos leva a reconsiderar o pecado, passando a enxergá-lo conforme a ótica divina.

O pecado não é algo que Deus eufemiza, minimiza ou considera de pouca importância. Deus odeia o pecado, Ele ojeriza-o. Como disse certa vez o teólogo A. W. Pink, “temos a tendência de dar pouca atenção ao pecado, encobrir sua hediondez, desculpá-lo; mas, quanto mais estudamos e pensamos no horror que Deus tem pelo pecado e Sua terrível vingança sobre ele, estaremos mais aptos a compreender a infâmia do pecado” (Os atributos de Deus, A. W. Pink).

2) A ira divina nos estimula à reverência, ao temor santo – Leia Hebreus 12.28 e 29 (muitos lêem apenas o versículo 28, esquecidos de que o versículo 29 é a continuação do raciocínio do 28). É importante dizer aqui que a reverência que devemos ter em relação a Deus não deve estar baseada em mero medo. A Bíblia mostra-nos que a reverência sadia a Deus é fruto (a) do nosso amor a Ele e (b) do reconhecimento que temos de Seus sentimentos sérios em relação ao que é certo (amor e apreço) e ao que é errado (ira e ojeriza). São esses dois elementos os ingredientes da reverência ao Senhor. Volto a lembrar o que disse Paulo: devemos considerar tanto a bondade quanto a severidade de Deus, ou seja, tanto Seu amor quanto a Sua ira. Só a bondade sem a severidade nos leva a adorar um deus bonachão. Só a severidade sem a bondade nos leva a servirmos a um deus carrasco. Já a bondade com a severidade nos aponta para o Deus da Bíblia.

3) A ira divina nos leva ao grato e fervente louvor pelo sacrifício de Cristo na cruz – O peso dos nossos pecados sobre Cristo é melhor compreendido quando meditamos sobre a ira divina. Jesus levou sobre si os nossos pecados, sofreu o castigo divino por eles, foi esmagado pelo peso da ira divina por todas as nossas faltas (Is 53); e em 1 Tessalonicenses 1.10, o apóstolo Paulo ainda ressalta que Jesus nos livra da “ira vindoura”.

Em várias passagens do Novo Testamento e do livro de Salmos, Deus é louvado pela Sua misericórdia que nos livra do peso da Sua ira, da destruição, do castigo, etc. Ou seja, meditar sobre a ira divina nos leva a considerar e reconhecer mais ainda a importância da graça e do favor do Senhor. Sem Sua misericórdia, seríamos destruídos (Lm 3.22,23).

Concluindo, volto a enfatizar que há outras facetas do caráter e da natureza de Deus que igualmente não devem ser relegadas. A ira de Deus é só um dos muitos aspectos que não devem ser esquecidos - e que, quando evocado, salienta ainda mais a importância do amor de Deus. Quem entende isso pode, como o apóstolo João em Apocalipse, olhar para o poderoso e temível Leão da Tribo de Judá e ver o humilde Cordeiro assentado sobre o trono (Ap 5.5,6). Sim, porque o Cordeiro é o Leão, e o Leão é o Cordeiro.



VISITE O SITE ( http://www.cimadseta.com.br/ )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HARPA DE UNÇÃO COM HINO "O HOMEM DAS MÃOS FURADAS" CANTORA ELICIANE DUARTE

O Homem das Mãos  Furadas Irmãos Levitas Coro: O Homem das mãos furadas está passando por aqui, sinta ele ai, sinta ele ai. Ele opera maravilhas faz milagres acontecer caminhou por sobre as águas, porque ele tem poder, ele abriu o mar vermelho, e o povo passou a pé o homem das mãos furas é Jesus de Nazaré. (repete coro 2X) Ele é a esperança nova, ele faz ressuscitar, não existe impossível, não há como duvidar. A viúva de Naim chorando o filho que perdeu e Jesus tocou no esquife e o jovem reviveu. (repete coro 2X) Lazaro estava morto já fazia 4 dias, também já tinha morrido a esperança de Maria, de repente chegou o mestre e disse com grande amor Lazaro vem para fora e o morto ressuscitou (repete coro 2X) Deitado em uma cama trouxeram um aleijado, por causa da multidão subiram pelo telhado chegando em frente ao mestre simplesmente ele falou levanta da cama e anda e o Paralítico se levantou (repete coro 2X) Aquele que tiver triste, ele vai fazer sorrir, ele oper

PARA QUE OS QUE SÃO SINCEROS SE MANIFESTEM

PARA QUE OS QUE SÃO SINCEROS SE MANIFESTEM   Para que os que são sinceros se manifestem entre vós  (1 Co 11.19) Aos amados em todo o mundo. A graça e a paz de nosso Senhor, que excede todo pensamento! A manifestação dos sinceros têm sido esperada por muitas pessoas dentro das igrejas. Não sei até quando esses homens e mulheres permanecerão no silêncio. Enquanto isso os obreiros fraudulentos, como fala a Palavra de Deus (2Co 11.13), estão agindo e conduzindo muitas vidas para a perdição; também chamados de  mercenários da fé, esses são os mais perigosos e nocivos à fé e à obra de Deus em geral, pregam um outro Evangelho (Gl 1.6,9) com objetivo de obter lucros; têm atrapalhado a evangelização das pessoas não alcançadas pela salvação, pois para os tais, não há interesse na salvação nem na condução das pessoas ao arrependimento e à conversão de seus pecados, pelo contrário, em seus ajuntamentos praticam as mesmas abominações que os ímpios praticam no mundo. A Bíblia nos diz qu

Peça "Via Dolorosa"

Autor: Mateus Nascimento Batista Personagens (Jovem ladrão, A jovem crente, O amigo não crente, Dois jovens) Cenário (2 cadeiras e mais a Critério do dirigente da Peça ) Hino para a peça (Via Dolorosa, Jozyanne). (Narrador) Ó Jesus, por nós morreste, Com Teu sangue nos compraste; Do pecado nos salvaste Dois jovens Saindo de uma loja de eletrônicos estavam felizes por compra um celular novo, e os dois parados na rua, não esperavam o pior quando der repente... (Dois Jovens) _Olha cara esse celular e bom de mais, tem tudo. _É mesmo, deu até vontade de voltar na loja e comprar um pra mim. Carlos- _A Play boy passa o celular se não tu vai levar Chumbo, Anda. (Narrador) Pouco tempo depois chegando à casa de dois amigos mostra o celular e as opiniões dos amigos se dividem. Ricardo- _Cara onde foi que você acho esse celular? Carlos- _Cara tinha dois mane na rua se exibindo, fui lá e tomei na hora (risadas kkkk