Pular para o conteúdo principal

"O relacionamento entre o mundo e o crente"




                      O relacionamento entre o mundo e o crente









              Despertar a atenção do aluno e aguçá-lo a conhecer mais a Palavra


O relacionamento entre o mundo e o crente

Por Susana Benedito Cirqueira

A atualidade da mensagem bíblica

Juvenis 


“Ah, Essa história de novo?”. Ou: “Eu já conheço esse assunto!”.

Frases como essas certamente trazem preocupação aos professores. Mas o que fazer para que nossas aulas tragam conhecimento e experiências novas que marquem a vida de nossos alunos?

Despertar a atenção do aluno e aguçá-lo a conhecer mais a Palavra são algumas das tarefas do bom educador cristão. Mas aí temos a pergunta que não quer calar: A Bíblia tem a resposta para tudo? Escrita há tanto tempo, ela se adéqua à realidade que vivemos hoje? Como fazer abrochar no coração do aluno o amor e submissão à Palavra? Desenvolver essa fé e conscientizar esses juvenis sobre a importância da Palavra de Deus requer empenho do ensinador. 

Os nossos alunos não usufruirão das promessas bíblicas para os seus dias se não forem levados ao conhecimento profundo de Deus e do Seu amor explícitos em Sua Palavra. Professores que preparam suas aulas de maneira superfi cial e improvisada levarão aos seus ouvintes aulas de conteúdo duvidoso e inadequado. E acabarão por não produzir o resultado esperado: crianças e adolescentes transformados pela Palavra.

 A mensagem bíblica e o professor

Costumo dizer que não fomos chamados para sermos contadores de histórias bíblicas!Deus nos chamou para lançarmos mão da Sua Palavra e a aplicarmos à vida de nossos alunos de maneira que produza transformação de caráter e, consequentemente, mudança de atitudes. 

Em toda a Bíblia, Deus tem propósitos e não é somente nos fazer conhecedores dos fatos verídicos ocorridos em um passado tão distante, mas nos revelar conhecimentos importantes e orientações valiosas para uma vida cristã vitoriosa. 

Mas atenção, professor, essas preciosidades serão reveladas somente àqueles que se dispõe a cavoucar a Palavra! É por meio de um estudo minucioso, e não numa leitura superficial, que Deus nos revela conhecimentos e coloca à nossa disposição sabedorias que, se apresentadas aos nossos alunos, atingirão seus corações e suas vidas de maneira específica, proporcionando-lhes experiências inesquecíveis. 

Todos nós ansiamos por ouvir a voz de Deus e receber uma direção. Quando estamos na igreja cultuando ou na ED aprendendo a Palavra esperamos que nosso coração receba a resposta e orientação ansiadas. 

A Bíblia é sua vida hoje!

Quando lemos na Bíblia a história da filha de Jairo perguntamos: O que posso retirar desse texto para minha vida com Deus? E ao analisarmos os acontecimentos vemos um chefe de Sinagoga desesperado, que não se preocupou com seu cargo importante, com o que falariam dele e prostrou-se aos pés daquele que tinha a solução para seu problema. 

E então pensamos: “O que está me impedindo de ir aos pés de Jesus? Deus quer que levemos nossos problemas a Ele com fé e é exatamente isso que vou fazer!”. Amados, isso é a Bíblia sendo atual em sua vida! 

Quando olhamos para a história de Neemias e vemos todos os seus inimigos, todos os levantes que se colocaram para impedi-lo de realizar uma grande obra, pensamos: “Não importa o que aconteça, vou fazer a vontade de Deus! Vou realizar uma grande obra para o meu Deus!”. Olha a Bíblia sendo atual em sua vida novamente! 

A atualidade da Palavra está na disposição daquele que a lê, que a ouve e aplica seus conteúdos à sua vida tomando como exemplo as atitudes, escolhas e experiências dos personagens dos relatos bíblicos. Está em seguir as orientações divinas encontradas com abundância nas páginas das Escrituras Sagradas. 

Um livro tão complexo e ao mesmo tempo simples e acessível, cheio de relatos e culturas diferentes, mas tão apropriado ao dia a dia, exortador e ao mesmo tempo tão acolhedor, fala de outras pessoas enquanto trata da nossa própria vida, como se soubesse dos nossos segredos mais ocultos. Assim é a Bíblia. 

Adolescestes 

O relacionamento entre o crente e o mundo

 A palavra “relacionamento” vem do latim relatio, que significa “restauração, ato de trazer de volta; ato ou efeito de relacionar”. E possui ainda significados como: amizade, intimidade, travar relacionamento com alguém. O sentido de “estabelecer uma ligação entre pessoas” é do século XVIII.

Pelos significados da palavra, já entendemos a impossibilidade de algum tipo de relacionamento entre o cristão e o mundo em que vivemos. 
É claro que, enquanto neste mundo, o crente acaba convivendo com suas dinâmicas e se adéqua de maneira a não criar atritos e ferir seus princípios.

A Bíblia nos exorta sobre o perigo dessa convivência e nos adverte sobre a precaução necessária para não nos ferirmos na caminhada. 

O mundo fere a nossa fé em Deus
 A Palavra nos ensina a vencer as filosofias desse mundo que querem destruir a nossa fé no Deus verdadeiro. Desde cedo as nossas crianças ficam expostas a teorias criadas por Satanás para deturpar as verdades bíblicas, ataques que só aumentam com os anos, com o intuito de colocar questionamentos no coração dos nossos adolescentes. 

Dúvidas sobre a divindade de Deus, a veracidade da Palavra, a salvação e a vida eterna são algumas das setas que o inimigo tem atirado sobre nossos alunos para que percam a intimidade com Deus e vivam fora dos parâmetros bíblicos. 

Teorias como da Evolução, que contrariam a criação de Deus, ensinos sobre a bondade humana como requisito para alcançar a salvação, mentiras sobre a inexistência do inferno e a banalização dos conceitos “certo” e “errado” contrariam o que a Bíblia ensina.

Livros, filmes, programas de TV e brincadeiras que zombam da fé cristã colocam armadilhas diante dos nossos adolescentes para afastá-los de Deus. A Bíblia nos exorta em 2 Coríntios 2.11 sobre os ardis de Satanás e o quanto ele trabalha para nos destruir, a fim de que não sejamos derrotados por ele (1 Pedro 5.8). 

O mundo fere o nosso caráter

O que revela o nosso caráter para o mundo são as atitudes e escolhas do cotidiano. No trabalho, na escola, na igreja ou em qualquer outro lugar, somos revelados pelas nossas ações.

 A busca pela aceitação do grupo, o desejo desenfreado de sobressair, a pressão para provarem que são capazes impulsionam nossos adolescentes ao comportamento reprovado pelas Escrituras Sagradas. O uso de drogas, a pornografia, sexo fora do casamento, rebeldia, 
materialismo, enfim, tantas ciladas com um único objetivo: desviarmos dos planos maravilhosos de Deus! 

E é nesse relacionamento perigoso que muitos adolescentes sem orientação se perdem e escrevem um caminho de dores para suas próprias vidas. Escolhas erradas, amigos errados, caminhos de pecado levam-no para mais longe de Deus.

O mundo fere a nossa família

Quando o adolescente cristão se deixa envolver com este mundo e passa a pautar sua vida pelos parâmetros estabelecidos por essa geração pecaminosa termina por expor seu coração à rebeldia e desafeto, tornando o ambiente familiar conflituoso. 

A desobediência aos pais e o desprezo pelas regras geram a desunião da família e o sofrimento dos entes queridos, mas infelizmente o adolescente muitas vezes não percebe o que está fazendo até que a situação se torna insustentável. 

É nessa hora que o desejo de explorar o mundo, a diversão, a “galera” ocupam o primeiro lugar no coração do jovem e o cega para as coisas verdadeiramente importantes. 

Como na parábola do filho pródigo, alguns abrem mão do precioso convívio com a família em busca de aventuras e prazer e acabam encontrando somente tristeza e decepção. É nesse envolvimento com o mundo e o que nele há que muitos machucam o coração dos familiares e levam angústia e preocupação àqueles que se importam conosco de verdade (1 João 2.15-17).

O mundo fere a nossa comunhão com Deus
Em Gálatas 5.16-25, Paulo é muito claro em nos explicar sobre os perigos de cedermos às vontades da nossa carne e como elas se diferem do fruto do Espírito. 

Quando cedemos à tentação e nos envolvemos com as coisas vis deste mundo criamos um abismo entre nós e o nosso Deus. Nunca devemos subestimar o poder do inimigo brincando com o pecado, mas devemos nos revestir das armas que Deus nos deixou para termos vitória sobre o destruidor (Ef 6.10-17).

A firme decisão de nos colocarmos ao lado do Senhor para servi-lo e adorá-lo certamente nos separará deste mundo. Não há possibilidades de relacionamento com os dois, pois, ou somos cristãos verdadeiros, sujeitando-nos a Deus e fugindo do mal (Tiago 4.7) ou nos inclinamos à carne. 

Em Romanos 8, a partir do versículo 5, vemos o perigo da inclinação ao pecado. Quando a carne sobressai em nossas vidas interfere de maneira direta em nossa vida espiritual impedindo a nossa adequação às Leis de Deus e consequentemente de agradá-lo.


Susana dos Santos Cirqueira é pedagoga, Coordenadora Geral do Departamento Infantil “Crescendo em Cristo”, Professora de Evangelização Infantil da Escola de Missões das Assembleias de Deus (EMAD) e Coordenadora do Curso de Ensino para Professores Evangelistas de Crianças





















------------------------------------------------------------------------------------------------------------







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HARPA DE UNÇÃO COM HINO "O HOMEM DAS MÃOS FURADAS" CANTORA ELICIANE DUARTE

O Homem das Mãos  Furadas Irmãos Levitas Coro: O Homem das mãos furadas está passando por aqui, sinta ele ai, sinta ele ai. Ele opera maravilhas faz milagres acontecer caminhou por sobre as águas, porque ele tem poder, ele abriu o mar vermelho, e o povo passou a pé o homem das mãos furas é Jesus de Nazaré. (repete coro 2X) Ele é a esperança nova, ele faz ressuscitar, não existe impossível, não há como duvidar. A viúva de Naim chorando o filho que perdeu e Jesus tocou no esquife e o jovem reviveu. (repete coro 2X) Lazaro estava morto já fazia 4 dias, também já tinha morrido a esperança de Maria, de repente chegou o mestre e disse com grande amor Lazaro vem para fora e o morto ressuscitou (repete coro 2X) Deitado em uma cama trouxeram um aleijado, por causa da multidão subiram pelo telhado chegando em frente ao mestre simplesmente ele falou levanta da cama e anda e o Paralítico se levantou (repete coro 2X) Aquele que tiver triste, ele vai fazer sorrir, ele oper

PARA QUE OS QUE SÃO SINCEROS SE MANIFESTEM

PARA QUE OS QUE SÃO SINCEROS SE MANIFESTEM   Para que os que são sinceros se manifestem entre vós  (1 Co 11.19) Aos amados em todo o mundo. A graça e a paz de nosso Senhor, que excede todo pensamento! A manifestação dos sinceros têm sido esperada por muitas pessoas dentro das igrejas. Não sei até quando esses homens e mulheres permanecerão no silêncio. Enquanto isso os obreiros fraudulentos, como fala a Palavra de Deus (2Co 11.13), estão agindo e conduzindo muitas vidas para a perdição; também chamados de  mercenários da fé, esses são os mais perigosos e nocivos à fé e à obra de Deus em geral, pregam um outro Evangelho (Gl 1.6,9) com objetivo de obter lucros; têm atrapalhado a evangelização das pessoas não alcançadas pela salvação, pois para os tais, não há interesse na salvação nem na condução das pessoas ao arrependimento e à conversão de seus pecados, pelo contrário, em seus ajuntamentos praticam as mesmas abominações que os ímpios praticam no mundo. A Bíblia nos diz qu

Peça "Via Dolorosa"

Autor: Mateus Nascimento Batista Personagens (Jovem ladrão, A jovem crente, O amigo não crente, Dois jovens) Cenário (2 cadeiras e mais a Critério do dirigente da Peça ) Hino para a peça (Via Dolorosa, Jozyanne). (Narrador) Ó Jesus, por nós morreste, Com Teu sangue nos compraste; Do pecado nos salvaste Dois jovens Saindo de uma loja de eletrônicos estavam felizes por compra um celular novo, e os dois parados na rua, não esperavam o pior quando der repente... (Dois Jovens) _Olha cara esse celular e bom de mais, tem tudo. _É mesmo, deu até vontade de voltar na loja e comprar um pra mim. Carlos- _A Play boy passa o celular se não tu vai levar Chumbo, Anda. (Narrador) Pouco tempo depois chegando à casa de dois amigos mostra o celular e as opiniões dos amigos se dividem. Ricardo- _Cara onde foi que você acho esse celular? Carlos- _Cara tinha dois mane na rua se exibindo, fui lá e tomei na hora (risadas kkkk