Pular para o conteúdo principal

Roteiro de Vitorias, "Conhecendo a Harpa Cristã"


A primeira edição foi lançada na cidade de Recife, em 1922

Hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil, a Harpa Cristã completa em 2012 noventa anos de existência. A primeira edição foi lançada em 1922, na AD em Recife (PE), com hinos para culto público, Santa Ceia, batismo, casamento, apresentação de crianças funeral, entre outros.

No início, a Assembleia de Deus utilizava o hinário Salmos e Hinos, que também era usado por outras igrejas evangélicas históricas. Em 1921, os pioneiros decidiram criar um hinário destacando também as doutrinas pentecostais da denominação. Foi criado, então, o Cantor Pentecostal, sob a orientação editorial de Almeida Sobrinho, com 44 hinos e dez corinhos, impressos pela tipografia Guajarina.
A primeira edição da Harpa Cristã, em 1922, teve uma tiragem inicial de mil exemplares. A segunda edição, em 1923, foi impressa no Rio de Janeiro e tinha 300 hinos. Já em 1932, a Harpa Cristã contava com 400 hinos.

A primeira Harpa Cristã com letra e música começou a ser elaborada em 1937. Com o passar dos anos, foram acrescentados outros hinos até que o hinário oficial chegou a 524. Até o ano de 1981, todos os hinos já haviam sido revisados.

Em 1979, o Conselho Administrativo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), cumprindo resolução da Assembleia Geral da CGADB, nomeou uma comissão para proceder a revisão geral da música e letra dos hinos da Harpa Cristã. A proposta foi apresentada pelo pastor Adilson Soares da Fonseca. As análises tiveram o apoio técnico e especializado de João Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na revisão das letras.

Hinos cantados e amados em todo o país

A Harpa Cristã tem sido o instrumento de consolidação nacional da hinologia pentecostal, principalmente por meio do cântico congregacional. Um dos motivos que contribuiu para isso foi o fato de cada crente assembleiano ter que possuir o seu próprio exemplar do hinário e levá-lo para a igreja, diferentemente das igrejas das denominações tradicionais no Brasil, América do Norte e Europa, onde são os templos que possuem exemplares dos seus hinários disponíveis para os fiéis usarem em seus cultos. 

Após 90 anos de existência, muitos dos belos e edificantes hinos da Harpa Cristã, ultrapassam as fronteiras assembleianas, tocando os corações de milhares de crentes de outras denominações evangélicas brasileiras, alcançando o honrado posto de hinário mais conhecido e amado em todo o país.








































HISTÓRICO DA HARPA CRISTÃ

História de um dos maiores símbolos da Igreja Pentecostal. A Harpa Cristã, nos dias de hoje, pode ser encontrada nas igrejas e lares por todo o país, levando o valor do trabalho de diversos homens e mulheres de Deus que compuseram belos e inesquecíveis hinos para a glória do Senhor.


Fontes:
ARAUJO, Isael de. Dicionário do movimento pentecostal.
Rio de Janeiro, CPAD, 2007, 1ª edição, 154, 155, 341, 342, 496, 497 e 758.
Idem. 100 Acontecimentos que Marcaram a História das Assembleias de Deus no Brasil.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro de Vitorias, "Historia Ministério SETA"

história ministério seta Por Pr. Isaías Carvalho de Araújo  (in memoriam) O COMEÇO... Fruto do glorioso Movimento Pentecostal que conquistou o Brasil, a partir de 1910, quando espraiou-se pelo Norte e as raízes se estendeu pelo solo brasileiro, o Serviço de Evangelização dos Rios Tocantins e Araguaia - SETA, veio a existir no dia 25 de Abril de 1948, quando Deus levantou um homem por nome Armando Chaves Cohen, e mostrou-lhe a necessidade de um Serviço de Evangelização para alcançar as cidades que ficavam às margens dos rios Tocantins e Araguaia. O livro " Minha Vida - Autobiografia de Armando Chaves Cohen", registra que no mês de junho do ano de 1952, por ocasião da Convenção Estadual do Pará, em Belém, o Pr. Armando Chaves Cohen, em plenário, contou aos convencionais o que Deus lhe revelara acerca da Evangelização dos Rios Tocantins e Araguaia, e assim que concluiu o relatório, por unanimidade, os convencionais aprovaram a criação do Serviço de Evangelização dos Ri...

UNIFILHOS CIMADSETA

M ais uma vez a "UNIFILHOS da CIMADSETA" superou as expectativas de vários jovens que foram à convenção. Com trabalhos de interação os organizadores da UNIFILHOS acenderam nos jovens uma vontade de não faltar às próximas AGO’s da CIMADSETA. O primeiro período foi aberto   pelo presidente da UNIFILHOS “Pr. Reinaldo Lopes” logo em seguida alguns cantores prosseguiu com cânticos; todos jovens cantaram e se alegraram com muito entusiasmo. O s estudos bíblicos foram ministrados pelo Pr. Arnaldo Sena de São Paulo, que prendeu a atenção de todos os jovens com temas relacionados à sexualidade e a vida de um jovem cristão. O Pr. Arnaldo Sena ministrou nos dois  períodos na sexta feira dia 08.   N o sábado dia 09 os trabalhos foram um tanto diferenciados, os jovens fizeram passeata e no período da tarde tiveram uma “Gincana Bíblica” que alegrou a todos os presentes. PARA VER MAIS FOTOS CLICK ...

Peça "Via Dolorosa"

Autor: Mateus Nascimento Batista Personagens (Jovem ladrão, A jovem crente, O amigo não crente, Dois jovens) Cenário (2 cadeiras e mais a Critério do dirigente da Peça ) Hino para a peça (Via Dolorosa, Jozyanne). (Narrador) Ó Jesus, por nós morreste, Com Teu sangue nos compraste; Do pecado nos salvaste Dois jovens Saindo de uma loja de eletrônicos estavam felizes por compra um celular novo, e os dois parados na rua, não esperavam o pior quando der repente... (Dois Jovens) _Olha cara esse celular e bom de mais, tem tudo. _É mesmo, deu até vontade de voltar na loja e comprar um pra mim. Carlos- _A Play boy passa o celular se não tu vai levar Chumbo, Anda. (Narrador) Pouco tempo depois chegando à casa de dois amigos mostra o celular e as opiniões dos amigos se dividem. Ricardo- _Cara onde foi que você acho esse celular? Carlos- _Cara tinha dois mane na rua se exibindo, fui lá e tomei na hora (risadas kkkk...